Publicado em 11 de outubro de 2021
Estamos cada vez mais próximos da semana da Black Friday 2021! E a sua empresa, está preparada para esse grande evento do comércio?
Se você ainda não começou a se organizar, está na hora de começar. Afinal, antes, durante e depois da Black Friday, sua empresa tem grandes chances de vender mais e conquistar novos clientes.
Para você ter uma noção do quão importante é essa data, um único dia da edição passada registrou mais de 5 milhões de pedidos pela Internet, o que rendeu quase 4 milhões de faturamento, segundo dados de um estudo divulgado na Infomoney.
"Ah, mas a minha empresa ainda não tem site."
Não se preocupe: nesse texto vamos te mostrar que é possível vender bem pela Internet sem precisar de site e nem de maquininha de cartão. Continue a leitura e descubra como!
As vendas ainda estão baixas e você não sabe o que fazer para virar o jogo? Se isso acontece na sua empresa, apostar nas vendas da Black Friday pode ser uma boa alternativa. Afinal, ela é a segunda data mais importante do comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal.
Vale ressaltar também que não estamos falando apenas da última sexta-feira de novembro. Você pode aproveitar o mês inteiro e, inclusive, sair na frente dos concorrentes com ações de “esquenta” muito mais atrativas.
Por isso, criar uma boa estratégia para a Black Friday 2021 é fundamental, pois:
você tem a oportunidade de vender mais e atrair potenciais clientes;
pode reforçar o relacionamento da empresa com consumidores antigos e conquistar novos.
Com isso, você também afasta outros problemas pela falta de organização e planejamento, que podem passar uma imagem negativa do seu negócio no mercado.
Lembre-se também que montar uma estratégia para a Black Friday 2021 vai muito além de ter um preço competitivo. Veja agora o que fazer antes, durante e depois dessa data.
Muitas mensagens nas redes sociais, ligações, grandes filas, seja para comprar ou para emitir as notas fiscais das vendas: tudo isso é comum durante uma ação promocional, ainda mais quando se trata da Black Friday.
Afinal, basta pensar no volume de vendas pela internet registrado ano passado em um único dia, conforme o estudo divulgado pela Infomoney que mencionamos.
E se isso é comum, por que devo me preocupar?
Por dois motivos: o primeiro, porque sempre é possível oferecer uma experiência diferenciada aos clientes; o segundo, pelo fato de que nem todos os concorrentes se preocupam com isso.
Os primeiros passos antes de Black Friday são:
realize um bom estudo do comportamento de compra dos seus clientes atuais. Algumas informações podem ser obtidas com um bom sistema de gestão;
verifique no seu estoque os itens que mais vendem e os que ficam encalhados;
faça uma análise interna da sua empresa, identificando o que precisará ser ajustado, considerando a demanda da Black Friday;
definir as promoções e um bom plano de comunicação;
selecione as melhores formas de pagamento, para sua empresa e para os clientes.
Quer saber como ampliar as suas formas de pagamento de um jeito simples e seguro? Clique aqui!
Durante a semana da Black Friday, é importante focar bastante na divulgação das suas promoções, principalmente nos canais onde seu público é mais ativo.
Um exemplo disso, é que nem sempre vale a pena investir o tempo dos seus colaboradores com ligações, se seus potenciais clientes estão nas redes sociais.
Além das divulgações, é importante que durante a Black Friday você consiga o máximo de informações possíveis dos seus clientes atuais e dos novos clientes.
Para isso, você pode optar pelo preenchimento de formulários (de preferência digitais) em troca de brindes, descontos e sorteios. Dessa forma, você poderá usar os dados após a Black Friday, para oferecer outros produtos e descontos.
Digamos que você descubra que boa parte dos seus clientes são advogados. Possuindo essa informação, você pode oferecer um desconto especial no dia que é comemorado a profissão.
Outro exemplo é que, ao descobrir a data de aniversário dos clientes, enviar felicitações no dia pode ajudar a fortalecer o relacionamento deles com a empresa.
Após a Black Friday, juntamente com esses exemplos de ações que mencionamos, é interessante avaliar a percepção dos seus clientes em relação a sua empresa. Afinal, nada melhor que um bom feedback para aprimorar os processos da sua empresa, não é mesmo?
Além disso, é interessante fazer um balanço das suas ações da Black Friday, levantando o que realmente funcionou e o que pode ser descartado para as próximas edições.
Por fim, é hora de começar a se preparar para a data mais importante para o comércio que vem logo mais - o Natal.
Inclusive, você pode aproveitar para oferecer descontos e/ou condições especiais aos clientes que compraram durante a Black Friday, por exemplo.
Divulgar bem as suas promoções da Black Friday 2021 aumenta as chances das vendas se concretizarem, pois um maior número de pessoas serão impactadas.
Para isso é importante:
ter planejado uma boa estratégia de divulgação, com base no comportamento do seu público e considerando os canais que eles estão;
desenvolver outras ações além dos anúncios. Aqui, é hora de colocar a criatividade para funcionar e surpreender o público. Decorações temáticas em lojas físicas, fotos atrativas nas redes sociais e ações com outras empresas parceiras são algumas alternativas.
A Magazine Luiza, por exemplo, costuma fazer divulgações bem elaboradas para mostrar alguns produtos antes da Black Friday.
Já a Netshoes, no ano passado, ofereceu um desconto especial para empresas parceiras da marca, como o Sindicato dos Bancários.
"Mas, a minha empresa é pequena e não tenho tantos recursos. E agora?"
Pode ser que você não tenha condições de fazer uma transmissão cinematográfica como a Magazine Luiza. Mas, pode optar por lives gratuitas nas suas redes sociais, ou então, oferecer descontos ou condições especiais de pagamentos para os clientes mais antigos pode ser uma alternativa.
A ideia é se inspirar em grandes nomes do mercado e adaptar as estratégias que estão dando certo para a sua realidade. Isso tudo sem esquecer, é claro, do seu público.
Sim, e é mais fácil do que você imagina!
Além disso, a internet é um ótimo canal de vendas. Para se ter uma ideia, em 2020, no dia antes da Black Friday, as compras no varejo registraram um aumento de 4,8% em mais de 40% das lojas virtuais. Foi o que mostrou um levantamento divulgado pela CNN Brasil.
É claro que um site pode ajudar bastante, porém, sem ele, é possível fechar muitas vendas pela internet. Para isso, você precisa ter algum canal de comunicação online com o cliente, que pode ser as redes sociais ou aplicativos de mensagens, algo bastante comum, principalmente nas pequenas empresas.
E como é feito o pagamento?
Existem várias formas de vender e receber dos clientes, como através de transferências bancárias e depósitos, por exemplo. Porém, nem sempre é fácil organizar todos os comprovantes recebidos para que o seu setor financeiro faça a checagem.
E, quando se está diante de um grande volume de vendas, como durante uma Black Friday, o desafio pode ser ainda maior. Além disso, utilizar essas formas de pagamento, sem a opção do parcelamento, pode fazer com que você infelizmente perca clientes.
Sabia que com a Conta Azul você pode vender até sem site e sem maquininha?
Sim, é verdade este bilhete!
Com o Receba Fácil da Conta Azul, você pode fazer as suas vendas pelas redes sociais e pelo WhatsApp sem precisar de máquina de cartão ou site, e recebendo os pagamentos de forma simplificada.
O Receba Fácil possui três modalidades
Receba Fácil Cartão de Crédito (via link): envie um link para o cliente e ele poderá realizar o pagamento com o cartão de crédito em até 12 parcelas e você recebe TODAS as elas antecipadamente;
Receba Fácil Boleto: o cliente não possui cartão de crédito? Nessa modalidade, você pode emitir boletos registrados e acompanhar os pagamentos, sem precisar "descobrir" quem pagou cada boleto. Além de tudo isso, envie lembretes automáticos com as datas dos vencimentos.
Receba Fácil Pix Cobrança: chega de se perder no extrato bancário! Aqui, você pode enviar cobranças para pagamento com o Pix de forma segura e fácil. A cada venda, é gerada uma identificação única por QR Code ou chave copia e cola e ainda é possível configurar datas de pagamento e multas por atraso.
O melhor de tudo é que todas essas movimentações financeiras podem ser integradas com o seu sistema financeiro. Assim, você tem todo controle sobre os seus recebimentos, garante mais segurança e ainda atende melhor às necessidades dos clientes.
Fonte: Conta Azul
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