Publicado em 02 de outubro de 2024
Com a entrada em vigor do eSocial para empresas de grau de risco 1 e 2 em janeiro deste ano, e o início da fiscalização automática dos negócios de grau de risco 3 e 4 em julho, a Expertisa Saúde, corporação especializada em medicina e segurança do trabalho, alerta que 98% dos negócios brasileiros estão correndo risco de serem multados por falta de envio das informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ao eSocial.
De acordo com o Dr. Paulo Fernandes, especialista em Medicina e Segurança do Trabalho e fundador da Expertisa Saúde, as multas por falta de envio das SSTs ao eSocial podem variar entre R$ 3.100,06 a R$ 310.000,70, e as empresas que não cumprirem com essa obrigação podem criar uma dívida milionária e ainda serem processadas pelos funcionários por falta de cuidado com o bem-estar no ambiente de trabalho.
“O eSocial é uma ferramenta criada pelo Governo Federal para unificar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas. Com a entrada em vigor do eSocial, as organizações precisam redobrar a atenção com o envio das informações de SST, pois a falta de cumprimento dessa obrigatoriedade pode gerar multas milionárias e processos judiciais capazes de impactar negativamente o sucesso do negócio”, explica o Doutor.
As 4000 auditorias realizadas pela Expertisa Saúde com corporações de setores variados apontam que quase todas elas não estão realizando o envio das informações de SST ao eSocial ou encaminhando fora do prazo estabelecido pelo governo. “Com a entrada em vigor do eSocial, muitas empresas ainda não estão preparadas para cumprir com essa demanda, o que as coloca em risco de serem multadas e processadas. Além disso, as companhias que não atenderem às normas de saúde no trabalho podem sofrer com acidentes laborais e afastamentos dos funcionários, o que impacta diretamente a produtividade e a imagem da organização”, alerta Fernandes.
Diante desse cenário, a Expertisa Saúde oferece soluções completas para auxiliar as empresas no cumprimento dessas regulamentações, como elaboração de programas de Gerenciamento de Riscos (PGR), laudo técnico das condições ambientais do trabalho (LTCAT), programas de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), entre outros.
“Temos mais de 10 anos de atuação no mercado e uma equipe de profissionais altamente qualificados, além de tecnologia de ponta para oferecer soluções personalizadas e eficientes que garantam a conformidade das empresas com as normas de segurança e cuidado no trabalho, evitando multas, processos judiciais e acidentes laborais”, destaca o fundador.
Fonte: Jornal Contábil
Voltar a listagem de notíciasRua Alcatrazes, 198 - Vila da Saúde
São Paulo / SP - CEP: 04144-110
consyn@consyn.com.br
Desenvolvido por Sitecontabil 2019
Todos os direitos reservados